Google+ Materiais para pintura à óleo. - Pinturas em tela

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Materiais para pintura à óleo.

Quadro Claudeth 100 x 81
Minha Mãe Natureza
Pintura á óleo sobre tela - 100 x 81

Pintar é relaxante, estimula o trabalho do nosso cérebro,
nos traz satisfação e é bom para nossa saúde.

Além disso você pode fazer trabalhos maravilhosos para sua
casa, para presentear seus amigos, e inclusive para ganhar
dinheiro vendendo-os.

Daí você pensa: o que é preciso para começar a pintar?


De imediato eu responderia: vontade, disposição e paciência.
E alguns materiais conforme a seguir:


No caso de pintura à óleo sobre tela: 


- Um estojo ou uma caixa para guardar material;

- Uma tela;
- Um cavalete.
- Tintas à óleo.
- Paleta;
- Pincéis diversos;
- Espátulas;
- Godês metálicos;
- Líquidos para dissolver as tintas e para limpeza destas
   nos materiais;
- Um pedaço de tecido para limpeza, papéis absorventes,
  jornais velhos.


Observações:

- Estojo ou caixa do pintor - para guardar o material de pintura de maneira ordenada, de preferência, para facilitar o trabalho do pintor.

- Tela - a tela pode ser de tecido de algodão, brim ou linho encorpado, que é esticado em um bastidor de madeira, por meio de tachas ou grampos. Escolha a tela do tamanho de seu agrado, porem observe se irá combinar com o que se propõe a  fazer, se ficará harmônico. Neste blog tem uma postagem com os tamanhos padronizados de telas.

Cavalete - imprescindível para pintar, pois mantém a tela fixa em posição vertical e adapta-se a diferentes tamanhos de telas.

Tintas a óleo - existem tintas em diversos tamanhos de tubos. Para começar recomendamos comprar a tinta branca em tubo maior, pois utiliza-se muito e as demais em tubos menores. Neste blog temos uma postagem sobre as cores, as  primárias não devem faltar: azul, vermelho e amarelo. Escolha outras tintas para facilitar seu trabalho, no entanto, você irá em sua palheta obter diversas cores através de misturas.

- Paleta - é uma prancha de madeira ou plástico onde o pintor deposita as tintas, em pequenas porções, conforme necessitar da cor. É nela que o artista mistura as cores antes de aplicá-las na tela. Hoje em dia, alguns fazem a opção de usarem bandejas de isopor descartáveis para a aplicação e mistura das cores.

- Pincéis - são instrumentos  básicos do pintor de telas. Com eles se mesclam  as cores e se pinta sobre a tela. Os mais adotados são os de cerdas e os de pelos de marta ou camelo. Possuem modelos e tamanhos variados, como em forma de leque, planos, redondos e pincel língua-de-gato.

- Espátulas - outro instrumento básico do pintor. Recomendamos uma de tamanho médio e de ponta arredondada. Como os pincéis, são úteis para mesclar as tintas a aplicá-las na tela.

- Godês metálicos - eles são fixados na paleta através de uma haste que possuem, e neles é colocado o líquido diluente para trabalhar com as tintas à óleo. Isto torna o trabalho mais fácil.

- Líquidos diluentes - o óleo de linhaça e a terebentina são dois líquidos indispensáveis para diluição da tinta à óleo. Se quisermos mais secatividade podemos usar secante líquido, médium secante ou secante de cobalto. Podemos, para diluir e dar mais flexibilidade e brilho à tinta, misturarmos em partes iguais o óleo de linhaça, terebentina e verniz Damar.
  Para limpeza dos pincéis podemos usar aguarrás ou querosene. Existem diluentes sem odor que, embora mais caros, são mais agradáveis de se trabalhar.

- Os jornais velhos, os papéis absorventes de cozinha e pedaços de tecidos de algodão são materiais úteis para a limpeza dos instrumentos de pintura.

Trabalhar de forma organizada é muito saudável e importante para um pintor!



3 comentários:

  1. Olá
    Amei seu blog
    Tudo que estava procurando
    pois pretendo começar a aprender a pintar.
    Amo fotografias agora é a vez da pintura
    Um grande abraço

    Rose Nakamura

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, acho que já nos cruzamos lá pelo diHITT, Vocêjá visitou o meu blog, Buymazon.
    De qualquer forma, gostei de teu blog e mais ainda de teu trabalho.
    Este artigo falando sobre os instrumento usados na pintura é ótimo.
    Parabéns Glaudete!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei tudo q postou, adoro pinturaja pintei alguma coisa mas atempo q deixei, mas olhando sua pinturas suas dicas estou com entusiasmo de voltar a pintar algo, obrigado por todas as dicas,
    seus quadros são lindos obrigada um .abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...